O prefeito de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro, foi preso em flagrante na tarde de quarta-feira (12) durante uma barreira da Polícia Militar na MT-430, em Confresa. Ele estava em uma caminhonete Ford Ranger junto com outras três pessoas, transportando sacos com minério e fragmentos de ouro supostamente extraídos de forma ilegal.
Segundo a PM, os ocupantes apresentaram versões contraditórias ao dizer que vinham de uma área de garimpo em Paranaita. Na vistoria, foram encontrados sacos com material terroso semelhante a minério, pedaços amarelados aparentando ser ouro e, com auxilio de um detector de metais, os policiais confirmaram sinais de substâncias minerais de valor.
Também foram apreendidos GPS de alta precisão, rádios comunicadores, celulares, agendas com anotações de atividades garimpeiras, notas fiscais e invólucros metálicos.
Entre os materiais havia documentos e listas escritas em idioma indígena, indicando possível atuação em área de reserva.
Eleito pelo PSDB com 67,85% dos votos em 2024, Júnior Garimpeiro possui histórico de ligação com garimpo e já respondeu, em 2022, pelo crime de usurpação de bens da União. A Politec recolheu o material apreendido e enviará as amostras para análise em laboratório, em Cuiabá.








