A vereadora Alana Cardoso, preocupada com a saúde da mulher ribamarense, resolveu empenhar esforços para uma importante conquista. Através da indicação N•227/2025 a parlamentar pede a implantação de ambulatórios de inserção de DIU (dispositivo intrauterino), na atenção primária à saúde do município.
O DIU é um método contraceptivo seguro e eficaz, que pode oferecer benefícios significativos para a saúde das mulheres. A implantação dos ambulatórios no município seria uma importante medida de promoção da saúde pública e prevenção de doenças.
A vereador Alana destacou que a insegurança reprodutiva é um fator que afeta diretamente o planejamento familiar e qualidade de vida da mulher, principalmente da mulher de baixa renda.
“A efetivação desses ambulatórios para inserção do dispositivo intrauterino, representa uma oportunidade para fortalecer a saúde reprodutiva, aumentar o acesso a métodos contraceptivos seguros e promover a educação em saúde. Essa iniciativa pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das mulheres ribamarenses, contribuindo para um futuro mais saudável e consciente. Além de aumentar a disponibilidade de um método contraceptivo, contribuindo para a autonomia das mulheres sobre suas escolhas reprodutivas”, pontuou.
Esta indicação da parlamentar tem a importância de prevenção e conscientização sobre a saúde da mulher. O pedido foi aprovado na sessão da terça-feira (15).